Como funcionam as baterias dos carros elétricos?

Os carros elétricos são uma tendência muito forte no mundo atual. A busca por um veículo mais sustentável, que rode de forma econômica e renovável, sem uso de combustíveis fósseis finitos, ganha cada dia mais destaque.

Como funcionam as baterias dos carros elétricos?

Atualmente a opção renovável que possuímos em grande quantidade é o etanol, porém sua eficiência é menor do que a gasolina. Por conta desse e outros fatores, o futuro é quase unânime à favor dos carros elétricos. Ao invés do motor efetuar a combustão para fazer as rodas girarem, a energia armazenada na bateria do veículo se torna a encarregada de “rodar” o carro.

Essa bateria é, por sua vez, carregada em uma tomada, de forma sustentável e completamente segura. Então qual é o grande fator, ainda determinante, que impede esses veículos de serem tão populares quanto os tantos carros nas ruas que seguem queimando combustíveis fósseis? A resposta é simples… o seu custo.

Quando falamos de veículos elétricos, estamos tratando de uma tecnologia mais avançada, com um custo bem elevado. Ainda sim, estima-se que, com o tempo, os preços diminuirão, enfim popularizando o automóvel sustentável.

A solução atual mais adotada, enquanto os elétricos não “barateiam”, são os carros híbridos. Com preços um pouco mais próximos dos comuns, porém nem tanto, estão os veículos híbridos, que funcionam com um motor à combustível e outro elétrico.

O seu funcionamento se dá pelo motor elétrico, carregado pela bateria automotiva, que por sua vez é carregada pelo motor à combustão. Basicamente a partida ocorre com a combustão de um motor comum e em seguida tudo se mantém “ligado” com ajuda do motor elétrico.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer dúvidas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

1 responder
  1. Eduardo Gumiero Filho
    Eduardo Gumiero Filho says:

    Seria possível transformar um Fusca, com motor elétrico de 7kw, um packing de 10 baterias convencionais de 12V 60Ah, realimentada por um grupo gerador elétrico de 10kva a gasolina e assim ampliar a autonomia das baterias de 1 hora para três ou quatro horas ?

    Responder

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