Qual a diferença entre bateria de moto e carro?

É muito comum, em lojas de baterias ou oficinas, clientes solicitarem testes ou cargas em bateria, sem saber exatamente se é isso que a moto precisa. Isso é o normal quando o assunto é carro, mas o problema é que as baterias de moto e carro são diferentes. Para entender melhor as diferenças que existem entre uma bateria de moto e uma bateria de carro, veja abaixo:

Tamanho Proporcional

A primeira coisa para levarmos em consideração é o tamanho, pois tudo deve ser proporcional. Logo, quanto maior o veículo, maior o tamanho e a capacidade da sua bateria.

Voltagem e Amperes

A constante nesse caso é a voltagem, sempre de 12 volts, independente de qual tipo de veículo. Referente aos amperes, uma bateria de moto pode ter capacidade de 5, 7, ou 12 ampere/hora. No caso de um carro normal, esse número pode variar entre 40, 48, 50, 60, etc. No caso de um caminhão, ou de veículos extremamente maiores, o valor pode chegar até à 200 A/h.

Materiais e Composição

A composição de ambas as baterias é a basicamente a mesma, no caso de um carro e uma moto. Os principais materiais usados costumam ser chumbo e ácido, porém cada fábrica tem a sua composição “secreta”. A única diferença é a questão da proporção, pois o tamanho físico de cada veículo é muito diferente. Se o veículo é extremamente menor, a sua bateria também será, o que requer menos material para compor a mesma.

Qual é a diferença de preço?

Por fim, existe a questão do custo. Uma bateria de moto pode custar o mesmo preço ou até mais que uma de carro, mesmo que seja menor ou tenha menos chumbo. Sendo assim, o valor acaba sendo inverso, pois existem mais carros que motos nas ruas. As fábricas de baterias automotivas também estão no mercado brasileiro há mais tempo. Outro fator que altera o preço da bateria é sua tecnologia.