Como conservar sua bateria automotiva de motocicleta

Apesar de sua praticidade, muitas vezes as motocicletas demandam cuidados especiais, diferentes dos demais veículos como um carro. A bateria automotiva é um item essencial para o funcionamento de qualquer automóvel, pois sua principal função é de fato ligar o veículo, ou dar a partida. Levando em consideração especificamente as suas baterias automotivas, existem algumas práticas saudáveis para se manter uma boa conservação do componente.

Como conservar sua bateria automotiva de motocicleta?

Existem dois tipos de baterias de motocicleta, a ventilada (comum) e a selada. No caso da selada (AGM/VRLA), não é necessário efetuar a manutenção após a ativação do componente, porém no uso da bateria ventilada, sim. Independente disso, ambas necessitam de atenção para garantir seu funcionamento.

Para analisar a saúde das baterias seladas, com o motor desligado, verifique se a tensão se encontra entre 12,8V e 13V. Caso a bateria seja ventilada, a tensão deve estar entre 12,4V e 12,6V. Se, em ambos os casos, a tensão se apresentar fora dos valores recomendados, tanto para mais quanto para menos, compareça à uma loja da Fênix Baterias em Santos, para garantir o carregamento correto da bateria. O problema de manter a tensão maior ou menor que o recomendado é que, dessa forma, você reduz a vida útil do componente. Portanto, esse é um problema que deve ser corrigido o mais rápido possível.

Analise também o sistema de carga do alternador, que deve estar com a tensão entre 14V e 14,5V. No caso desse valor estar incorreto, o perigo é um pouco maior, pois você pode sobrecarregar a bateria, inutilizando-a por completo. Normalmente, o que leva à um problema no sistema de carga do alternador é o uso indevido dos componentes elétricos do automóvel sem o motor ligado.

Mantendo um checkup elétrico periódico, de seis em seis meses, é possível evitar problemas com a sua bateria automotiva, principalmente da sua motocicleta. A vida útil desse componente pode durar em média 3 anos, portanto fique de olho para garantir que tudo está dentro do padrão e, qualquer coisa, entre em contato conosco.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.