Como otimizar a durabilidade da bateria de caminhões

Viagens de caminhão podem ser muito longas e solitárias. Os motoristas costumam, para tornar o trajeto mais confortável, utilizar os aparelhos eletrônicos do veículo, como o rádio e ar condicionado. Mas será que essa é a melhor opção? O que acontece com a bateria do caminhão se usada dessa forma?

A realidade é que o uso excessivo de uma bateria pode sim danificar sua integridade e prejudicar seu desempenho, mas existem cuidados que você pode tomar para evitar transtornos. Obviamente uma viagem de caminhão é exaustiva, portanto não podemos simplesmente abrir mão dos aparelhos eletrônicos. O que podemos fazer é redobrar a atenção quando o veículo não estiver em uso.

Para evitar dar a partida no caminhão e falhar miseravelmente, veja algumas dicas do que fazer para otimizar o desempenho da sua bateria:

Para conseguir cumprir os prazos do frete, você precisa conhecer alguns dos fatores que influenciam na vida útil de uma bateria de caminhões. A durabilidade não é apenas influenciada pelo dia a dia e pela manutenção regular, mas também pelo tempo que o caminhão passa desligado, ou sem uso.

Como otimizar o desempenho de uma bateria de caminhão:

Caso o caminhão tenha que ficar parado por alguns dias, por falta de serviço, para consertos ou até mesmo para o descanso merecido do caminhoneiro, desligue a chave geral. Sim, desligando a chave geral do sistema elétrico do caminhão, todos os itens consumidores da bateria serão desconectados, o que elimina a fuga de energia e o consumo dos aparelhos em modo stand by. O único item que não pode ser desligado, porém, é o tacógrafo.

Para achar a chave geral do seu caminhão, consulte o manual do proprietário feito pela montadora, ou se, porventura, seu caminhão não for equipado com uma chave geral, ainda é possível fazer esse ajuste. Identifique em uma concessionária a possibilidade de instalar a peça, que ajuda na segurança e na economia das baterias.

O que não fazer para otimizar o desempenho da bateria:

A lógica de desligar a chave geral é a mesma de desligar o motor no trânsito, porém essa é a única prática correta. Muitos acreditam que desligando o motor, você economiza na gasolina, mas essa prática pode ser muito prejudicial para as baterias.

É muito comum, para quem vive nas estradas, se deparar com engarrafamentos. Independente da razão, seja por acidentes de trânsito, deslizamentos, blitz policial ou até mesmo por excesso de veículos. O que você deve manter em mente é que o recomendado a se fazer, nessas situações, é NÃO DESLIGAR O MOTOR!

O que acontece é que a partida do caminhão é o momento em que mais energia elétrica é exigida, portanto você soma a pouca movimentação ao alternador, que no caso não vai conseguir suprir essa energia perdida nas partidas repetidas. Isso acarretará em uma descarga completa dos acumuladores, além de que as luzes continuam acesas mesmo com o motor desligado.