Dicas para bateria de motos

A maioria das motos de baixa cilindrada são diferentes do sistema elétrico de carro, pois não possuem alternador que recarrega a bateria em marcha lenta. Sendo assim a moto tem que estar constantemente em uso, com aceleração sempre alta. As baterias de moto tem reserva de capacidade baixa, conhecida como amperagem (Ah).

Para evitar que a bateria descarregue, não deixa a moto parada por mais de 20 dias. Procure andar diariamente, pelo menos 6 km, para dar tempo suficiente de recarregar o que se consumiu parada. Se for ficar mais de 20 dias sem uso, o ideal é desconectar os cabos da bateria para evitar fuga de corrente.

Motos com alarme, e (ou) rastreador, estão sujeitos a descarregar em pouco tempo, isso porque o alarme tem consumo standy by, para alimentar a central. Sendo assim, o rastreador consome energia frequente para mandar sinal para o satélite.

Evite segurar a moto no freio, nos semáforos, pois com o freio acionado, a lâmpada de 21 watts fica acesa. Isso vai consumir a bateria, conforme o tempo que o semáforo demora para abrir. Se sua moto for flex, evite usar álcool no inverno, pois o álcool não tem o poder de queima igual a gasolina, o que dificulta ao ligar o motor em dias frios.