Entenda o que interfere na vida útil da bateria de caminhões

O normal de uma bateria de caminhão gira em torno de dois anos ou dois anos e meio. Apesar disso, a durabilidade de qualquer aparelho é diretamente relacionada à forma como ele é tratado. Se o cuidado do motorista com o caminhão é pouco, a sua bateria provavelmente sofrerá com o mau uso.

Então é possível aumentar o aproveitamento da bateria de caminhão? Cada bateria é de um jeito, mas pequenos cuidados essenciais no dia a dia podem fazer fazer diferença, mesmo que sutis. Para garantir o máximo de retorno para suas baterias adquiridas, entenda como aproveitar a vida útil da bateria de caminhões.

Como saber se a bateria do automóvel está acabando?

Problemas na partida

O sinal mais claro de que a vida útil da bateria de caminhões está chegando ao fim é quando você tem dificuldade para dar a partida. Principalmente se, em um dia frio, o motor não ligar, isso é sinal de que alguma coisa está errada. Nesse caso, o seu problema pode não ser na bateria, mas é um bom lugar para começar a procurar o defeito.

Reconhecer que existe um problema é apenas o passo um. Para entender melhor o que está acontecendo, e confirmar o problema, é necessário fazer teste com o densímetro. Esse aparelho mede a corrente elétrica da bateria, apontando se o valor está abaixo do padrão (no limite da carga). Esse número padrão varia de acordo com o fabricante.

Como melhorar a vida útil da bateria de caminhões?

A forma mais fácil é mudando sua rotina, ou seja, para de ligar outros equipamentos antes de dar a partida. Deixe para ligar aparelhos como rádio, ar condicionado, luz e afins, com o veículo ligado de fato. Criando esse hábito, você evita que a bateria puxe sempre uma energia desnecessária para dar a partida do automóvel.

Outro cuidado que você pode ter é de desconectar a bateria em paradas prolongadas. Cada caminhão acaba tendo um propósito e alguns deles passam dias, ou mesmo semanas, desligados completamente. Para quem não entende muito, pode parecer que não há problema, mas na realidade isso vai drenando, de pouco em pouco, a bateria do veículo. O que acontece é que os equipamentos e acessórios continuam puxando um pouco de eletricidade passivamente. Sendo assim, considere desconectar a bateria nesses períodos mais extensos.

E lembre-se de que, antes de fazer qualquer instalação, você deve verificar a qualidade da peça. Busque mais informações sobre o fabricante, se os seus produtos são de qualidade ou não.