Por que a bateria de caminhão é tão pesada?

Principalmente os motoristas de caminhão já devem ter se feito essa pergunta. Por que a bateria de caminhão é tão é pesada? A dúvida, inclusive para quem já tem tempo de estrada, é muito comum e ela tem uma resposta. Primeiro, obviamente a bateria de caminhão é maior em tamanho do que a de um carro, o que indica que ela seria mais pesada mesmo.

Se ambas são feitas do mesmo material, relativamente falando, a bateria do carro é mais leve. Outro ponto é a questão do revestimento de chumbo ácido, que acaba refletindo no peso dela. Esse material é necessário, pois o chumbo protege na hora do manuseio, assim impedindo que o líquido interno saia.

Por que a bateria de caminhão é tão pesada?

Apesar de parecer simples, a resposta não para por aí. Existe também a questão da amperagem da bateria, que faz toda a diferença para seu funcionamento e, também, para seu peso. A bateria de caminhão não é grande por pura questão estética, mas sim pela necessidade de se ter um seu desempenho elevado.

A unidade de medida conhecida como amperagem hora, é um fator que significa tempo que a bateria possui para usar a própria energia, isso em carga total. Sendo assim, é importante que quanto maior o veículo, maior a demanda para eficiência do funcionamento da bateria.

Por exemplo, uma bateria com 12v e 150 a/h, normalmente usada em caminhões, ônibus ou tratores, possui em média mais de 40 kg. Esse peso é relacionado ao material e ao revestimento usado, que precisa comportar toda essa amperagem.