Porque a bateria automotiva superaquece?

Se você busca entender porque a bateria do carro superaquece, e como resolver este problema, continue lendo… A bateria automotiva é, sem dúvida, um dos componentes mais vitais para a saúde e funcionamento de um veículo. Dito isso, muitos motoristas não se atentam ao fato da bateria ser passível de superaquecimento. E mesmo quando este problema vem à acontecer, muitos não sabem resolver.

Por que a bateria de carro superaquece?

Primeiro vamos ver os principais motivos que causam o superaquecimento na bateria. O mais comum é o alternador, responsável por gerar energia, estar com problema no fornecimento de energia. Sendo assim, ele acaba “enchendo” a bateria com uma quantidade maior do que deveria, o que a sobrecarrega.

Como a bateria possui ácido sulfúrico na composição, este reage ao excesso de calor e superaquece o produto todo. Outro motivo comum é a própria bateria não aguentar o veículo. Isto ocorre quando o motorista abusa da parte elétrica e eletrônica do carro.

O que fazer quando a minha bateria superaquecer?

A primeira coisa a se fazer é parar de usar o carro imediatamente. Ao menor sinal de superaquecimento, pare e desligue tudo, saindo de perto do veículo por um tempo. É importante lembrar que a bateria do carro é selada, portanto quando ela ferve, solta uma fumaça que serve exatamente para indicar risco de explosão. Não ande com o carro nestas condições. Em seguida, para resolver o problema da bateria superaquecida, você pode seguir com algumas linhas de pensamento, dependendo do motivo que causou esta situação.

Se a “culpa” for do alternador, será necessário checar o alternador junto com uma autorizada do seu veículo automotivo. Mantenha em mente que o alternador possui uma quantidade específica de energia que ele deve gerar, sem mais nem menos. Em contrapartida, se a razão for abuso da parte elétrica/eletrônica, você deve trocar sua bateria automotiva. Normalmente esta situação ocorre pela amperagem da bateria instalada ser abaixo da permitida pelo carro. Veículos possuem baterias específicas recomendadas para o seu funcionamento, sendo assim a bateria errada pode causar uma sobrecarga e/ou superaquecimento.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer dúvidas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *