O que significam os polos da bateria e o que é polo invertido?

Encontrar problemas na instalação de uma bateria de polo invertido é mais comum do que se imagina. Suas repercussões também são bem negativas, como o mau funcionamento do componente no veículo e o perigo de um superaquecimento. Levando em consideração a segurança de todos e a transparência com o cliente, separamos aqui algumas informações sobre os polos das baterias automotivas, afim de esclarecer suas dúvidas.

O que significam os polos da bateria e o que é polo invertido?

Começando pelo conceito de que toda bateria automotiva possui dois polos, o positivo e o negativo. Esses nomes se dão porque a energia flui do negativo para o positivo, alimentando então a bateria, responsável por ligar o veículo. O mais comum é que o positivo se encontre do lado direito, enquanto o negativo fique na esquerda, porém existem baterias de polo invertido (com o positivo na esquerda).

É importante deixar claro também que esses lados direito e esquerda são em referência ao indivíduo que está instalando a bateria. Muitos acreditam que quando dizemos “direita”, nos referimos ao lado direito da própria bateria, o que leva exatamente à problemas na instalação. Caso a bateria não possua polos invertidos, ela deve estar posicionada com a imagem da marca de frente para você, que está instalando o componente no veículo. A sua direita então será o polo positivo e a sua esquerda será o negativo.

Caso o componente necessário para o veículo seja uma bateria de polo invertido, a instalação não muda. A posição da bateria ainda é de logo para frente, porém deve se levar em consideração que agora o lado direito é o negativo. Para facilitar a vida de todos, é obrigatório que todas as baterias possuam em suas embalagens essas especificações técnicas, para evitar maiores dores de cabeça ao motorista.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém qualquer coisa pode contar com nossa equipe sempre. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *