4 dicas importantes para cuidar da bateria automotiva

Existe uma série de hábitos e costumes que podem ser repensados para cuidar da bateria automotiva, evitando que ela descarregue rápido demais, ou sofra de um desgaste prematuro, causando desconforto para o motorista ou até mesmo prejudicando seu veículo.

Não há dúvidas quanto à importância da bateria automotiva para seu veículo. Responsável por uma das principais funções, a bateria, assim como todos os componentes fundamentais, precisa de um cuidado especial e muita atenção da parte do motorista. Sendo assim, é interessante que todos saibam cuidar da bateria automotiva.

4 dicas importantes para cuidar da bateria automotiva:

  1. Não utilize equipamentos elétricos com o carro desligado! Componentes como rádio, ar-condicionado e faróis são alguns exemplos. Esses itens se alimentam da energia gerada pela bateria, porém com o carro desligado, o alternador não consegue impedir a carga de se esvaziar. O resultado é uma bateria descarregada e um veículo incapaz de dar a partida.
  2. Desligue tudo antes de girar a chave do carro! Para desligar ou até mesmo ligar o carro, certifique-se de que todos os componentes estão desligados. Se algo estiver funcionando no momento da partida, como o ar-condicionado, esse componente pode acabar puxando mais energia do que a necessária para funcionar efetivamente. Consequentemente a vida útil da sua bateria vai durar menos tempo, pois está sendo gasta excessivamente com frequência.
  3. Não deixe seu carro desligado por muito tempo! Faz muito bem para seu veículo e para a saúde da sua bateria automotiva, se o carro for ligado de tempos em tempos. Tente tirar o carro da garagem uma vez por semana, dirigindo um pouco, mesmo que por cinco minutos. Ao contrário do que muitos pensam, um automóvel desligado ainda consome energia, principalmente se houver alarme. Dando algumas voltas que sejam, periodicamente, você garante que o alternador funcione corretamente, logo sua bateria continuará funcionando.
  4. Faça a revisão da sua bateria automotiva! Assim como todo veículo possui uma revisão periódica que deve ser feita para garantir que tudo está funcionando da melhor forma, para cuidar da bateria não é diferente. Você pode verificar os terminais da bateria a cada seis meses, para se assegurar de que não há corrosão ou vazamento algum. Certifique-se também que não há presença de zinabre em seus polos.

Caso você encontre algum indício de problema, ou se houver uma descarga da sua bateria, procure um especialista, como a Fênix Baterias, para cuidar da bateria do seu veículo. É importante falar também que, caso você não possa utilizar o carro por um longo período de tempo, é possível optar por desconectar a bateria automotiva por completo, começando pelo polo negativo e depois desconectando o polo positivo.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas, sobre como economizar ou outros assuntos, é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *