Água no motor da moto? Confira o que fazer pra resolver!

O problema de entrar água no motor da moto é muito mais sério do que parece. Levando em consideração a câmara de combustão, a água pode causar danos aos pistões, blocos, bielas e virabrequim, de forma geral inutilizando o motor como um todo. O calço hidráulico, nome técnico da entrada de água ou combustível no motor, impede então a compressão total do pistão, diminuindo o espaço para a peça funcionar e incapacitando sua moto de andar.

O que fazer quando entrar água no motor da moto?

Primeiro de tudo deve se evitar enchentes ou situações similares que possuam água acima do eixo das rodas do automóvel. No caso de enchentes, se entrar água no motor pelo escapamento ou pelo filtro de ar, seu motor pode já ficar comprometido. O mais importante é, caso o motor morra, não tente ligá-lo novamente, de forma alguma. Isso pode prejudicar ainda mais toda a situação. Nesse caso, você deve:

  1. Levar o automóvel à um local seco: Essa é a única forma que você tem de propriamente mexer no seu veículo.
  2. Fechar a torneira de gasolina: Nunca trabalhe em sua moto com a torneira da gasolina aberta, pois isso é extremamente perigoso.
  3. Deite a moto do lado do filtro: Deixe toda a gasolina vazar da cuba do carburador. Fazendo isso, a água vazará junto.
  4. Remova o filtro de ar: Ainda com a moto deitada, remova o filtro de ar para a água sair do carburador. Não se esqueça de apertar a espuma do filtro para secá-la bem.
  5. Levanta a moto: Levante a moto, coloque o filtro e feche a tampa. Agora você não tem mais água no motor, mas não se esqueça…
  6. Reabra a torneira de gasolina: Esta etapa é extremamente importante para concluir todo o processo. Apenas então sua motocicleta poderá ser utilizada novamente.

Caso a sua moto seja de 2 tempos, você não precisa virar o veículo de ponta cabeça. Basta apenas retirar a vela e bater no click de partida várias vezes para a água no motor sair. No caso de uma moto de 4 tempos, tudo vai depender do descompressor. Se ela possuir um descompressor, não mexa na vela, mas ao invés disso, acione o descompressor.

Se a partida da moto for elétrica, acione o botão ou pedal junto com o descompressor para retirar a água do motor para fora do cilindro. No caso de uma moto sem descompressor, retire a vela e acione o pedal ou o botão de partida. Dessa forma, a água sairá pelo buraco da vela.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.