Alarme disparando sozinho: o que está acontecendo?

É de extrema importância que o alarme esteja funcionando perfeitamente, devido à sua função de minimizar os riscos de furto do veículo. Nem sempre vemos um carro com o alarme disparando sozinho de vez, mas isso é mais normal do que parece. Existem algumas causas prováveis para que estes dispositivos estejam comprometidos, acionando por conta própria, assim como algumas formas de fazer com que tudo volte a funcionar normalmente.

Alarme disparando sozinho, o que está acontecendo?

O que mais acontece é o alarme disparar sozinho por conta dos sensores detectarem um movimento no interior do veículo. Pelo alarme ser sensível aos movimentos, ele pode ser acionado até mesmo por uma janela mal fechada, porém existe também o risco do sistema estar com defeito. Confira as principais causas do alarme disparando sozinho:

  • Configuração e/ou Curto-Circuito: Muitas vezes o sistema do alarme pode estar configurado com sensibilidade muito alta, precisando ser calibrado novamente ou até mesmo em curto-circuito, acionamento indevidamente.
  • Janelas, Portas ou Capô: Se alguma janela ou porta estiver mal fechada, ou até mesmo o capô, isso pode estar acionando o alarme. Caso esse problema seja recorrente, configura se não têm nenhuma janela empenada. Se você encontrar dificuldade em fechar o capô, alguma porta ou janela, vá à uma oficina mecânica para corrigir esse problema e o alarme deve se resolver sozinho.
  • Manutenção Atrasada: Ao contrário do que muitos pensam, o acúmulo de poeira no carro pode sim deixar o alarme disparando sozinho. Nesse caso, deve ser feita uma manutenção e limpeza correta dos componentes elétricos do veículo.
  • Calor Excessivo ou Chuvas Fortes: Um temporal pode prejudicar o funcionamento do seu alarme tanto quanto calor em excesso. Condições extremas de clima de forma gerar afetam o sistema de alarme, podendo causar o som de acionar sozinho. A única forma de garantir que isso não vá acontecer é fazendo uma manutenção preventiva, para garantir o funcionamento devido do automóvel.
  • Desgaste dos Controles: Existe também a possibilidade do controle do alarme estar falhando, talvez por um desgaste da bateria do próprio controle. Tente trocar a bateria do controle e ativar/desativar o alarme.

O que fazer quando o alarme fica disparado e não desliga?

A melhor forma de corrigir esse problema de forma permanente é levando seu automóvel em uma oficina, para que um especialista possa avaliar a situação com maior precisão. Após uma checagem e manutenção, caso o problema não seja solucionado, troque o alarme pelo de fábrica. Caso você precise de uma solução rápida para um alarme disparando sozinho ou que apenas não desliga, basta desconectar a bateria automotiva. Após dez minutos com o polo negativo desconectado, o alarme deve desligar e então você pode levar o veículo à oficina.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.