Como aumentar a vida útil da bateria do meu caminhão?

Como motorista de caminhão, sempre busco formas de aumentar a vida útil da bateria do meu caminhão. Lembrando que o trabalho de um caminhoneiro depende da saúde do seu caminhão, consequentemente da saúde da sua bateria automotiva, é de extrema importância saber entender o que o automóvel está dizendo. Para saber se a vida útil da bateria está chegando ao fim, basta compreender alguns sinais claros que o veículo estiver dando.

Quais são os sinais de que a bateria do meu caminhão está chegando ao fim?

Os sinais são claros para quem conhece do assunto. Caso seu caminhão esteja apresentando qualquer um desses sinais, prepare-se para trocar a sua bateria automotiva. Entre as situações mais comuns do fim da sua vida útil, temos a luz de aviso no painel acesa, os faróis e luzes mais fracos do que de costume, o motor perdendo sua potência e, por fim, falhas nos aparelhos eletrônicos do veículo.

Lembre-se que esses são apenas sinais, não garantias. Para garantir que a bateria está de fato no fim, você precisa de um densímetro para medir a corrente elétrica da bateria, normalmente encontrado apenas em oficinas.

Como aumentar a vida útil da bateria do meu caminhão?

Como motorista de caminhão, ou caminhoneiro no caso, existem algumas medidas que podem ser tomadas para prolongar ou aumentar a durabilidade da bateria do meu caminhão. Entre as principais medidas, estão:

  • Não ligue nenhum equipamento eletrônico antes de dar a partida. Nem os faróis, nem o som, nem nada. Dessa forma você evita sobrecarregar a bateria, o que diminui sua vida útil.
  • Faça revisões periódicas, para se antecipar em qualquer problema que vier a ocorrer no futuro. Identificando qualquer coisa antes que ela se torne um imprevisto é essencial. Verifique sempre os cabos, chicotes, conectores, velas de ignição, alternador e motor de partida.
  • Desconecte a bateria do seu caminhão, caso vá deixar o veículo parado por muito tempo. Dessa forma você evita o consumo de forma passiva, que eventualmente pode chegar à uma descarga completa.
  • Evite abusar dos equipamentos na cabine, que podem te trazer conforto momentâneo, porém trazem também um desgaste maior da bateria à longo prazo.
  • Em casos de congestionamento, trânsito, evite desligar o caminhão, pois o que mais consome a bateria é a partida do automóvel. Independente de ficar parado muito tempo, desligar e ligar o motor desgasta mais o componente do que andar de pouco em pouco.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.