Como Funciona a Bateria do Carro?

Como funciona a bateria do carro? A bateria automotiva serve para energizar o veículo, seja ele um carro, uma moto, um barco ou até mesmo um estabelecimento. Porém, como ela gera essa energia? A composição de uma bateria é formado por placas de chumbo, com o borne negativo de uma ligado ao borne negativo de outra.

Como Funciona a Bateria do Carro?

Essas placas são abastecidas por uma solução eletrolítica, composta por ácido sulfúrico. A partida de um automóvel força a reação entre essa solução, o óxido do chumbo e o chumbo esponjoso, resultando então na corrente elétrica. E por que a bateria do carro acaba? O que acontece é que, por causa dessa reação, a solução eletrolítica vai perdendo parte do ácido sulfúrico de sua composição com o uso.

Sendo assim, a bateria precisa ser recarregada e é aí que entra o alternador. Como funciona o alternador? Ele é um componente que transforma a energia mecânica em elétrica. Sendo assim, a sua fonte energética que efetivamente faz o motor do automóvel funcionar.

Gerando a corrente elétrica contínua necessária para alimentar a bateria do carro, sua concentração de ácido sulfúrico aumenta. Para gerar a faísca necessária para dar a partida na ignição, a energia química da bateria é transformada em energia elétrica. Permitindo assim a combustão interna do motor, resultando no automóvel ser ligado a partir da mistura do combustível com o oxigênio.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer dúvidas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *