Mitos e fatos sobre as baterias automotivas

Muitos motoristas se enrolam no que é verdade e o que é mito sobre automóveis. Na realidade, muitas das coisas que nós crescemos ouvindo não são necessariamente fatos, porém crenças que se estenderam através dos tempos. Hoje falaremos de alguns mitos e alguns fatos sobre as baterias automotivas, afim de esclarecer algumas incertezas que podemos ter.

Descubra os mitos e fatos sobre as baterias automotivas:

É verdade que o aparelho de som do carro reduz a vida útil da bateria? Sim, isso é um fato.

Todos sabem que deixar o rádio ligado com o motor desligado pode acabar com a bateria do carro, ainda mais se você der a partida antes de desligar o som. A verdade é que, quando o motor está ligado, a bateria alimenta o rádio, mas o alternador alimenta a bateria. Portanto sem o motor ligado, não temos o alternador e sem o alternador, nossa bateria descarrega mais rapidamente.

Deixar o ar condicionado ligado diminui a vida útil da bateria? Não, isso é um mito.

Não é verdade que o ar condicionado reduz ou prejudica a bateria do carro, porém é importante lembrar que você não liga de fato o ar condicionado com o carro desligado. Muitas pessoas se confundem, porém o compressor de ar só é ativado com o acionamento do motor, funcionando apenas para circular o ar antes disso.

Quanto mais pesada a bateria, melhor seu desempenho? Não, isso é um mito.

Isso é uma mentira que pode causar sérios problemas inclusive, pois a performance da bateria de um carro é diretamente ligada à tecnologia usada e sua qualidade na hora de ser produzida. Ou seja, a qualidade do material utilizado pelo fabricante. A grande diferença entre uma bateria e outra é a amperagem, podendo variar até mesmo na capacidade de descarga.

As baterias automotivas podem ser recicladas e reutilizadas? Sim, isso é um fato.

Quando os motoristas descartam a bateria da forma correta, ela é devolvida ao fornecedor que por sua vez encaminha para o processo de reciclagem. Principalmente o chumbo utilizado na produção das baterias pode ser reciclado, trazendo um menor impacto para o meio ambiente em comparação com o descarte tradicional.

Todas as baterias de prata são iguais? Não, isso é um mito.

Muitas baterias usam liga de prata em seu processo de fabricação, porém isso não influencia na tecnologia de suas grades. O que você deve levar em consideração na hora de comprar uma bateria automotiva não é se ela possui liga de prata ou não, mas sim qual é a tecnologia utilizada.

Esperamos ter respondido todas as suas perguntas, porém qualquer dúvida é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *