Por que o motor perde potência quando acelera?

Para nós motoristas, é muito comum notarmos que o motor parece perder potência quando nós aceleramos. Quando isso acontece, pode ser um indício de um problema mais sério, portanto precisamos ficar atentos para evitar prejuízos maiores. Muitas vezes é um sinal de que o combustível não está chegando ao motor ou de que há uma falha em alguma peça, como nos anéis de pistão, entre outros motivos.

Por que o motor perde potência quando acelera?

Entre os principais motivos que podem resultar no motor perder potência quando acelera estão problemas com o ar ou entrada de combustível. O ar é essencial na mistura de combustível, pois ele ajuda na combustão, que gera potência para o motor funcionar.

Portanto se o filtro de ar estiver sujo, por exemplo, o ar pode não chegar ao combustível, o que faria o carro perder potência. No caso do combustível estar com restrição na entrada nos cilindros, o defeito pode estar presente nos injetores de combustível ou bicos injetores.

Se houver acúmulo de depósitos, isso pode fazer com que os sensores efetuem leituras incorretas, ou seja, o combustível não chegará no motor na quantidade adequada também. Atente-se para um detalhe: se o motor está perdendo potência quando acelera ou esquenta, engasgando na subida, é possível que o problema esteja na bomba de combustível.

Por fim, porém mais comum em veículos mais antigos, a perda de potência pode estar ocorrendo devido à compressão. Muitas vezes pelos anéis de pistão estarem desgastados, a compressão não está atingindo os níveis que necessários para dar força ao motor. O mesmo ocorre com depósitos de carbono sobre o pistão, velas de ignição sujas ou velhas e falta de lubrificação no motor, assim como defeitos no sistema de arrefecimento.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.