Como verificar se o nível da água do radiador está correto?

Todo motorista precisa saber verificar se o nível da água do radiador está correto. O reservatório de água muitas vezes pode estar muito vazio, o que é extremamente arriscado para a segurança de todos. A água do radiador é responsável por evitar o superaquecimento do motor, portanto é algo que precisa estar sempre na medida correta.

Como verificar se o nível da água do radiador está correto?

O radiador é um item do sistema de arrefecimento do automóvel, ou seja, é a peça que dissipa a maior parte do excesso de calor gerado pelo motor do automóvel durante a queima de combustível. Sendo assim, se houver um problema no radiador, como o nível da água estar abaixo do recomendado, isso pode resultar em queimaduras nas partes do motor.

A água do radiador é um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo, que controla a corrosão da queima de combustível. Para sabermos se o nível da água está correto, o recomendado é verificá-lo pelo menos uma vez por ano. O profissional encarregado desperdiçará toda a água do radiador, limpará as mangueiras de borracha e preencherá até o nível correto.

O nível correto fica em torno de 200 ml, porém você pode consultar o manual do proprietário do veículo para garantir o número. No manual também haverá a localização exata do radiador, para que você possa verificar a água. Então é só identificar a tampa do radiador, identificando a tampa transparente com as marcas MIN e MAX ao lado. Mas tome cuidado que a troca do fluido deve ser feita com muito cuidado!

Nunca utilize água como fluido do radiador, pois a água usada no radiador deve ser uma própria para a peça. A utilização de água da torneira ou mineral pode danificar os componentes do motor do automóvel e obstruir os tubos do radiador. Utilize apenas o fluido correto e tenha cuidado ao despejá-lo, pois ele é extremamente venenoso se ingerido ou se entrar em contato com o solo ou a água. É mais recomendado o uso de um funil.

Após despejar o fluido até o reservatório estar na medida certa, mais próximo da marca MAX, feche bem e firmemente a tampa do radiador e ligue o motor do carro para testar o seu funcionamento. Deixe o motor ligado por cerca de 10 minutos e preste atenção se o indicador de temperatura aponta que o motor está resfriando normalmente.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.