Entenda porque o painel acende, mas não dá partida!

Esse é um problema mais comum do que as pessoas acreditam. Quando o painel acende, mas não dá partida, isso pode ser um indício de alguns problemas, portanto é necessário estudar um pouco o que pode estar causando esse transtorno.

Quando falamos da partida do veículo, existem três elementos que trabalham nesse processo. São eles a centelha (eletricidade), o combustível e o oxigênio. Sendo assim, se o painel acende, mas não dá partida, provavelmente a razão está relacionada à um desses itens.

Entenda porque o painel acende, mas não dá partida!

Se o seu veículo estiver apresentando essa situação, onde o painel acende, mas não dá partida, as principais causas podem ser um problema na parte elétrica do automóvel, no sistema de ignição, nas conexões elétricas ou até mesmo em algum componente mecânico, como central de injeção eletrônica defeituosa, correia dentada desgastada ou motor de arranque solto.

Apesar de menos comuns, essas e outras causas também podem acarretar em problemas na partida, mas vamos para as mais comuns:

Parte elétrica

Como a responsável pela centelha, que auxilia na ignição do motor, é a parte elétrica, ela pode estar comprometida. Nesse caso, o painel acenderá, mas o motor não dará a partida, pela falta da centelha. Isso pode ser por conta de uma bateria descarregada ou por um defeito na ligação do motor de arranque. Algo comum de acontecer também é um problema na própria chave de ignição.

Para testar se o seu problema é elétrico, confira os fusíveis do veículo e também a bateria automotiva, inclusive os seus polos. Se não houver qualquer sinal aparente de fusível queimado ou de cabo rompido, qualquer coisa do tipo, você pode realizar um último teste.

Gire a chave para a posição de ligar, porém não termine a volta da chave. Confira se dessa forma você pode ver o acionamento das luzes de aviso. Caso não consiga ver nada, a sua chave deve ser a causa do transtorno de que o painel acende, mas não dá partida.

Sistema de ignição

Se todos os testes elétricos não te levaram à nada, você pode buscar um pouco mais a fundo no sistema de ignição, mais especificamente na bobina de ignição ou no distribuidor.

O teste da bobina deve ser feito com o auxílio de um multímetro, para medir sua impedância. Verifique o manual do veículo e tente ler se o valor está igual ou próximo ao indicado. Se você não notar nada de errado, remova o distribuidor para verificar se há umidade na peça. Seque-a e encaixe-a novamente, com cuidado. Se não houver nenhum cabo solto e isso não corrigir o problema, seguimos para a próxima possibilidade.

Problemas com o combustível

Por fim, o terceiro causador mais comum do problema de que o painel acende, mas não dá partida é o combustível. Checando as conexões elétricas, bomba e transmissor de combustível, ou até mesmo o próprio filtro de combustível, você consegue identificar quaisquer problemas nesses componentes, que podem estar te gerando toda essa dor de cabeça.

Como resolver o problema de que o painel acende, mas não dá partida?

Independente da causa do problema, a melhor pessoa para resolver essa situação da forma mais segura é um profissional qualificado, especializado nesse tipo de coisa. Evitar efetuar a manutenção, ou até mesmo a manutenção preventiva, nesses casos, pode gerar mais complicações e inclusive mais gastos. Faça sempre as revisões periódicas e garanta a saúde do seu automóvel.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.