Quais revisões fazem parte da manutenção preventiva da bateria automotiva?

A manutenção preventiva é uma das melhores formas de garantir a segurança e saúde do seu automóvel. Mantendo as revisões em dia, é possível detectar a maioria dos problemas antes de seu estado comprometer o desempenho ou até mesmo a vida útil de seu veículo.

Realizando uma manutenção preventiva periódica, você consegue garantir que tudo funcione da melhor forma. Consequentemente você aumenta a durabilidade de alguns componentes que necessitam de cuidados específicos, que é o caso da bateria automotiva. Identificando problemas ou falhas de forma adiantada, você corrige esses erros e assegura a saúde da bateria.

Quais revisões fazem parte da manutenção preventiva da bateria automotiva?

Sem dúvida a manutenção preventiva é essencial, mas quais são as revisões que fazem parte desse processo? É importante nós motoristas sabermos bem como tudo funciona e o que é de fato necessário para que possamos buscar e encontrar profissionais mais capacitados e de confiança. Sendo assim, confira alguns testes que podem ser feitos de forma preventiva, a cada seis meses (mais recomendado).

Teste do Veículo: Neste teste você consegue entender em que situação está a parte elétrica atualmente do automóvel. Este é um dos mais importantes, pois qualquer problema no sistema elétrico pode prejudicar o funcionamento e vida útil da bateria automotiva, encarregada de ligar o veículo.

Teste de Fuga: Este teste é também chamado de “teste de fuga de corrente”, pois serve para verificar o consumo de carga da bateria com o motor desligado. Se existe qualquer mau funcionamento que acaba consumindo a carga da bateria, mesmo com o carro desligado, como por exemplo uma luz interna que não apaga, este componente deve ser consertado imediatamente.

Alternador: Testar o alternador implica em medir a sua tensão e corrente, para verificar se tudo está dentro do recomendado pelo fabricante, seguindo o manual do veículo e da bateria. Se algum número for apresentado fora dos limites indicados, será necessário descobrir o que pode estar causando este problema.

Bateria e Fixador: Na verdade este são dois testes a serem feitos dentro da manutenção preventiva, que verificam a instalação física da bateria, assegurando-se que ela está bem presa e com os terminais e polos bem conectados e limpos. Aqui também deve ser analisada a carga da bateria, simulando condições diversas de partida.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.