Por que a bateria do carro ferve?

A bateria automotiva é um dos componentes mais importantes para todo o funcionamento de um veículo. Além disso, sua composição é tão química, que qualquer problema que aparecer, relacionado à bateria, deve ser tratado com certa urgência.

Por que a bateria de carro ferve?

Uma situação relativamente comum porém perigosíssima é o superaquecimento da bateria. Quando isso ocorre, da bateria automotiva ferver, normalmente está relacionado com o alternador. Como o alternador é o responsável por gerar energia para alimentar a bateria, podemos concluir que a bateria está recebendo mais energia do que deveria. No caso de um superaquecimento, o alternador sobrecarrega a bateria, que não aguenta tamanha carga e ferve, ou superaquece.

Outro caso comum que faz com que a bateria trabalhe mais do que deveria é quando o veículo pede mais da bateria do que ela aguenta. Como por exemplo um motorista que dirige, com toda a parte elétrica e eltrônica do carro ligada, ao mesmo tempo.

Caso seu veículo apresente sinais de superaquecimento, pare o carro e desligue a chave imediatamente. Como a bateria automotiva é selada, quando ferve, solta uma fumaça para indicar risco de explosão, por isso é necessário tomar muito cuidado.

Para resolver este problema é preciso de uma ajuda profissional. Se o caso for similar ao primeiro exemplo, deverá ser analisado o alternador e, provavelmente, trocá-do. Diferente do que muitos acreditam, o alternador deve gerar um valor específico de energia, não mais nem menos. Mais energia do que o certo não é bom, mas sim a causa do superaquecimento.

Caso o alternador não apresente indícios de problema, seu exemplo será mais similar ao segundo caso. Sendo assim, o “culpado” deste problema pode ser a própria bateria instalada, provavelmente com uma amperagem abaixo da permitida pelo fabricante do carro.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém qualquer coisa pode contar com nossa equipe sempre. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *