Posso trocar um filtro de ar comum por um esportivo?

Este componente, o filtro de ar, tem como principal função otimizar o desempenho do automóvel, impedindo que diversas impurezas prejudiquem o veículo. Devido ao seu funcionamento, sua vida útil é relativamente baixa, portanto este componente requer uma troca recorrente. Isso leva muitos motoristas à quererem trocar um filtro de ar automotivo comum, por um esportivo, mas será que essa é a melhor ideia?

O que é um filtro de ar automotivo e pra que serve?

Um filtro de ar serve para impedir impurezas, portanto se ele está sujo, isso pode afetar o meio ambiente e até mesmo a saúde do motor do seu veículo, pois um motor sujo não funciona como deveria. Quando em bom estado, o filtro de ar tem como função impedir a passagem de impurezas para a câmara de combustão do motor, como poeira, pólen e outras partículas diversas que prejudicam o automóvel como um todo.

Quais as consequências da troca do filtro comum por um filtro de ar esportivo? 

Muitos motoristas buscam trocar um filtro de ar comum por um esportivo, pois o esportivo aumenta a entrada de ar no motor do veículo. Isso consequentemente faz com que sua potência aumente, porém apenas no caso de uma alta rotação.

A consequência de trocar o comum pelo esportivo, porém, pode prejudicar sim a condução e o condutor, pois o filtro de ar esportivo libera mais entrada de ar no motor, logo impedindo menos poeira de entrar na câmara de combustão, gerando um maior desgaste no motor. Você ganha pouco em potência, porém diminui drasticamente a saúde do seu automóvel.

Filtro de ar esportivo aumenta o consumo?

Obviamente alguns veículos foram desenvolvidos com o uso de filtros de ar esportivo em mente, portanto o problema não é o uso desse modelo, mas sim a troca por um modelo não indicado pelo seu fabricante. Além de não ser indicado o uso de um filtro de ar esportivo em carros que não foram criados com esse propósito em mente, devido ao desgaste do motor, isso tudo pode aumentar ainda por cima o consumo de combustível do veículo. Possibilitando uma maior admissão de ar na câmara de combustão, por ser menos restritivo na filtragem do ar, a injeção eletrônica libera mais combustível, afim de gerar cavalos de potência extra.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.