Por que é tão perigoso dirigir com pneus carecas?

Não há dúvidas sobre a importância dos pneus para um automóvel. Qualquer motorista sabe que a saúde deste item é extremamente crucial para sua própria segurança, não apenas para o desempenho do veículo. Sendo assim, quando dirigimos, precisamos tomar cuidado e nos certificar de que está tudo certo, principalmente se a viagem for longa.

Por que é tão perigoso dirigir com pneus carecas?

Além da aplicação de multas, dirigir com pneu careca coloca a segurança de todos, condutores e passageiros, em risco. Se o propósito dos pneus é trazer estabilidade ao volante e permitir que o veículo encoste no chão, é necessário levarmos em consideração também o estado indicado para este componente.

Conforme o uso do veículo, os pneus vão sofrendo um certo desgaste, o que pode gerar menos aderência, consequentemente tornando-se algo bem perigoso, mais propenso à derrapar. Atente-se à vida útil dos pneus, que costuma se aproximar de 50 mil quilômetros, porém fique de olho sempre para evitar acidentes.

Alguns dos maiores problemas que um pneu careca pode apresentar são aquaplanagem e derrapagem (literalmente perder a capacidade de aderência no solo seco ou molhado). O pneu careca tem sua tração prejudicada, portanto é mais difícil manter o controle do volante, logo mais difícil manter o veículo alinhado.

Os pneus carecas também influenciam no tempo de frenagem do automóvel, aumentando a instabilidade e diminuindo o poder de desaceleração do condutor. Isso pode gerar uma série de perigos, inclusive acidentes de trânsito, portanto verifique sempre que puder, se tudo está dentro dos conformes. Até porque conduzir com pneu careca pode acarretar em uma multa grave, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Como identificar um pneu careca?

Entendendo a importância de manter os pneus sempre em bom estado, chegamos à pergunta final. Como identificamos um pneu careca? Bom, a melhor forma de descobrir se está na hora de trocar um pneu é conferindo as suas bandas de rodagem. Verifique também se algum pneu apresenta sinais de desgaste, analisando a sua direção.

Se você sentir de forma recorrente uma perda de estabilidade, dificuldade na condução, maior tempo de frenagem ou aumento nas vibrações do volante, certifique-se de que seus pneus ainda estão em bom estado ou se chegou a hora de trocá-los.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.