Como estender a vida útil da sua bateria?

Muitas pessoas se perguntam como estender a vida útil da sua bateria automotiva. A verdade é que a bateria de um automóvel necessita de um cuidado especial, porém muitos não conseguem seguir tão à risca os seus “protocolos” de durabilidade, o que resulta em uma necessidade de troca mais recorrente que o indicado.

Sendo assim, é possível estender sua vida útil? Sim, principalmente levando em consideração que a função deste componente é fornecer energia ao motor do veículo. Devemos sempre manter em mente a vitalidade do funcionamento da bateria, assim como a importância de sua saúde para a saúde do automóvel como um todo.

Como estender a vida útil da sua bateria?

Evite deixar alguns componentes elétricos consumirem mais energia do que devem. Faróis, rádio e os demais itens eletrônicos devem ser utilizados apenas após o veículo ser ligado, ou seja, após dada a partida. Dessa forma o alternador evita que a bateria sofra um desgaste maior do que o necessário.

Se você quer instalar um sistema de som, confira o mais indicado no manual do veículo. Dessa forma você evita sobrecarregar o sistema elétrico, mesmo instalando um som potente, sem prejudicar a vida útil da sua bateria automotiva. E por falar em manual, lembre-se de seguir as indicações listadas no manual tanto da bateria quanto do automóvel, sempre que você quiser instalar um novo componente ou acessório. Tome cuidado também com o ar condicionado do carro. O mais recomendado é que você espere cerca de quinze minutos após dada a partida para acionar o ar condicionado, tanto para ar frio quanto para ar quente.

Garanta que a sua bateria está instalada da forma correta e deixe sempre sua manutenção em dia, para evitar imprevistos. Quando uma bateria não é instalada da melhor forma, ela pode sacudir ou bater, prejudicando sua integridade e causando-lhe problemas graves. Deixando também sua manutenção em dia, você evita ter que fazer a uma “chupeta” para o carro funcionar, o que é bom porque essa prática de forma recorrente prejudica a durabilidade da bateria.

Por fim, para estender a vida útil da sua bateria, evite deixar o seu veículo parado por muito tempo. É indicado que motos não passem mais que cinco dias desligadas direto, porém no caso de um carro essa média vai para trinta dias. Caso seja extremamente necessário deixar o automóvel desligado por longos períodos de tempo, o mais indicado é que os terminais dos cabos das baterias sejam desconectados, porém tome cuidado efetuando esse procedimento.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.