Como fazer a manutenção da bateria automotiva?

Todo motorista deve saber fazer a manutenção da bateria do seu veículo. A bateria automotiva é o coração de um automóvel, sendo um dos componentes mais importantes de toda a estrutura.

Sendo assim, e mantendo em mente que uma bateria pode durar até 5 anos em média, ela demanda um certo cuidado para que sua durabilidade seja bem aproveitada e também para que seu desempenho seja o melhor possível.

Como fazer manutenção da bateria automotiva?

  • Identifique onde se encontra a bateria do seu automóvel. Basta procurar por uma caixa de chumbo grande com um reservatório de plástico. Dentro desta caixa, você encontrará algumas placas de chumbo, cobertas de metais.
  • Verifique o nível de água do automóvel. Você deve sempre lembrar que a medida correta da água em um veículo é quando ela toca o fundo do local da recarga da bateria. Nada mais, nada menos que o nível alinhado à este fundo.
  • Verifique o nível de água da bateria. Nem toda bateria necessita de água em seu interior, porém se a sua precisar, puxe a tampa de enchimento e adicione água destilada com o auxílio de um mini funil. Caso a sua bateria não possua tampa de inspeção, ela não precisa de água em seu interior.
  • Limpe bem os terminais da bateria, com a ajuda de uma escovinha de arame. É importante cuidar para que os terminais fiquem sempre limpos, portanto faça essa escovação a cada 6 ou 8 meses. Lembre-se de retirar os terminais da bateria primeiro e depois esfregue a escova até notar uma pasta de bicarbonato de sódio misturada a água destilada formar. Em seguida, escova de forma mais delicada até notar o ácido seco sumir e o local brilhar. Então pare e reconecte os terminais com ajuda de um martelo de borracha.
  • Verifique também a tensão da célula, principalmente antes de fazer qualquer troca de óleo. Lembre-se que a bateria, quando carregada por completo, possui uma entrada entre 12,5 e 12,6V. Este procedimento é feito, idealmente, por um mecânico de confiança ou uma loja de autopeças.
  • Verifique o isolador da sua bateria, caso ela possua um. Nem todos, porém alguns modelos possuem este equipamento para auxiliar na proteção às temperaturas elevadas. Se o seu componente possuir um isolador, certifique-se de que ele está no local devido e sem nenhum dano aparente.
  • Deixe sempre a manutenção da bateria em dia, trabalhando com especialistas em baterias automotivas. Nós da Fênix Baterias, temos uma equipe focada e qualificada para melhor te atender, de forma segura e transparente.

Lembre-se de realizar todos os devidos testes, de preferência, a cada 3 meses. Porém se você atingir 3.000 kms rodados, vale o que chegar primeiro. Não descuide da manutenção da bateria, evite riscos e acidentes. O melhor a se fazer é prevenir.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém qualquer coisa pode contar com nossa equipe sempre. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *