Como funciona o sistema de lubrificação do motor?

Hoje em dias os automóveis são muito avançados tecnologicamente falando, cada componente com seu sistema próprio, como é o caso do sistema de lubrificação do motor. A ideia dessa sistematização é garantir que a refrigeração e fluidez do motor funcionem perfeitamente, lubrificando o motor do veículo.

Basicamente composto por uma bomba de óleo, pescador, interruptor de pressão de óleo, cárter do motor e filtro de óleo, sua principal função é preservar todo o conjunto mecânico do automóvel. Mantendo a lubrificação devida dos componentes, você evita o atrito, consequentemente evitando o desgaste e superaquecimento do motor.

Como funciona o sistema de lubrificação do motor?

Dentro de um circuito fechado, o óleo é mantido e canalizado para fazer um percurso que transcorre todos os componentes do motor. Em seguida o sistema de lubrificação do motor fica encarregado de distribuir a refrigeração e fluidez em cada seção, começando pelas de maior atrito e calor.

Como identificar os problemas do sistema de lubrificação?

Quando houver um problema neste sistema, preste atenção no automóvel e verifique se você identifica um dos seguintes sintomas:

  • Aumento da temperatura do automóvel;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Sobrecarga de trabalho do motor;
  • Atrito nas peças do motor;
  • Desgaste dos componentes internos.

Estes são os principais sintomas de um sistema de lubrificação de motor com problema. Se for o seu caso, dirija com cuidado à uma oficina para avaliação de um especialista. Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.