Itens eletrônicos do carro sobrecarregam a bateria?

A funcionalidade da bateria automotiva não se limita ao funcionamento de um componente ou outro… Apesar dela ter sido criada apenas para dar a partida no veículo, hoje em dia a bateria é encarregada de toda a parte elétrica do veículo.

Afim de compreender todo o sistema elétrico e seu funcionamento em relação à bateria, para uma durabilidade otimizada, é preciso levarmos em consideração também o alternador e sua saúde, assim como todos os itens que fazem parte desse sistema. Tudo está interligado, inclusive até o motor do carro.

Quando acionamos a bateria para darmos a partida e ligamos o motor, o alternador também “começa” a funcionar. Sendo assim ele impede que a bateria trabalhe sozinha, evitando que os componentes elétricos do carro a consumam rápido demais.

Os itens eletrônicos do carro sobrecarregam a bateria?

Devido ao alternador, o impacto que os itens eletrônicos do carro causam na bateria pode sobrecarregá-la sim. Se o componentes forem ativados sem o uso do alternador, ou seja sem o motor ligado, a bateria é consumida sem a recarga imediata. Portanto, seus itens eletrônicos podem chegar à consumir toda a bateria do carro.

Sabendo que o funcionamento do carro depende da saúde de sua bateria, é necessário tomarmos cuidado para preservá-la e otimizar sua vida útil.

O principal responsável por problemas no alternador, porém, não é o uso dos componentes com o motor desligado, mas sim a instalação de itens eletrônicos não originais do veículo. Alguns motoristas insistem em instalar componentes que não são originais de fabricação, logo que não estão previstos para o funcionamento do veículo.

Essa prática causa uma demanda excessiva de energia, que impede o alternador de funcionar corretamente e sobrecarrega a bateria, resultando em uma vida útil extremamente reduzida e, até mesmo, no perigo de prejudicar outros componentes do veículo como um todo.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer dúvidas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *