O que acontece quando tem água no motor?

Um dos problemas mais sérios que podem acontecer é a entrada de líquido, normalmente água no motor ou na câmara de combustão. Esse acontecimento pode resultar em danos severos ao veículo, desde o apagamento do motor até o comprometimento dos pistões, blocos, bielas e virabrequim.

O que acontece quando tem água no motor?

Mais conhecido como calço hidráulico, a entrada de líquidos no motor pode ocorrer não apenas com água, mas também com combustível. Quando isso acontece, o espaço disponível para o motor funcionar é diminuído, impedindo portanto a compressão total do pistão.

Isso gera uma série de danos, como uma bola de neve, que vai danificando parte por parte. Primeiro você danifica os cilindros, depois os rolamentos do virabrequim. Se nada for feito à tempo, o líquido pode causar até mesmo rachaduras no bloco do motor.

O que provoca a passagem de água no motor?

A melhor forma de evitar a passagem de líquidos para o motor é garantir a manutenção preventiva do motor. De forma geral, quanto mais danificado seu motor, mais propenso aos danos do calço hidráulico ele estará.

Os problemas mais comuns que causam essa passagem de água ou combustível são problemas na vedação da junta do cabeçote. O objetivo dessa vedação é tanto impedir o contato de líquidos com o motor quanto impedir a saída de gases consequentes da combustão. Efetuando a manutenção preventiva do motor, você garante que a vedação esteja sempre em ordem.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.