Por que um carro é tão caro no Brasil?

Não é segredo para ninguém que um carro no Brasil é caro. Se pensarmos em todos os meios de transporte disponíveis para nós no dia a dia, o carro é um dos mais caros. Claro, muitos consideram um carro um investimento, pelo conforto proporcionado e independência, principalmente comparando com os meios de transporte público. Porém…

Por que um carro é tão caro no Brasil?

Entre os fatores que sobem o preço do carro para o consumidor brasileiro, estão os seguintes principais “culpados”: imposto, mão de obra e mercado nacional.

No caso da mão de obra, na linha de montagem, é normal que seja mais cara em comparação à outros países, pois o Brasil possui salários e benefícios trabalhistas maiores do que a maioria dos países. De certa forma, isso reflete no valor do produto final. Quanto ao mercado nacional, podemos levar em consideração que os modelos fabricados no país tem embutido o custo do aço, que é o mais caro do mundo. No caso dos veículos importados, o preço sobe devido à busca do consumidor. É uma questão de oferta e demanda.

E por fim, porém não menos importante, chegamos à questão do imposto. No caso, os famosos ICMS, ou Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados. Ao todo, as taxas que caem sobre um carro equivalem à cerca de 50% do valor do automóvel.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.