Como manusear corretamente uma bateria na instalação

A instalação da bateria automotiva deve se iniciar com a leitura do Manual do Proprietário do veículo, com atenção aos cuidados e procedimentos específicos para cada aplicação.

Confira algumas dicas de como manusear corretamente uma bateria automotiva, no processo de instalação:

Para retirar uma bateria usada, primeiro desligue todas as cargas possíveis (lanternas, motor, rádio, etc.) e então desconecte o cabo negativo e o positivo, nesta exata ordem. Certifique-se que não foi deixado nenhum objeto no suporte do veículo, como porcas, parafusos, etc.

A seguir coloque a bateria nova no suporte e fixe-a corretamente no lugar. Na hora da instalação da bateria, conecte primeiro o cabo positivo ao polo positivo da bateria e, em seguida, conecte o terminal negativo ao polo negativo. Lembre-se de fixá-los firmemente, assim evitando curtos-circuitos.

Caso queira deixar ainda mais seguro, utilize ferramentas ou cabos entre o terminal positivo da bateria e a lataria do veículo. Por fim, verifique alguns pontos para garantir mais eficiência da bateria automotiva. Lembre-se que alguns detalhes podem fazer toda a diferença:

  • Faça a instalação apenas de baterias em boas condições físicas e plenamente carregadas (maior que 12,4 volts);
  • Aplique sempre somente o modelo de bateria automotiva recomendado para o determinado veículo;
  • Para instalar a bateria automotiva, conecte sempre primeiro o terminal positivo e em seguida o negativo;
  • Garanta um bom contato entre os terminais dos cabos e os polos da bateria;
  • Nunca coloque graxa ou qualquer outro produto diretamente nos polos da bateria;
  • E, por fim, verifique se os itens do sistema elétrico do veículo estão em conformidade com as especificações (motor de partida, alternador, regulador de voltagem e fuga de corrente).

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer dúvidas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *