Durabilidade da Bateria Automotiva

Muitos fatores podem influenciar a vida útil, ou a durabilidade da bateria automotiva. Primeiro é importante saber que a principal função da bateria é dar a partida do veículo, porém, com o passar do tempo, sua responsabilidade ficou cada vez mais crucial para o uso do veículo.

Hoje em dia temos diversos equipamentos eletrônicos que demandam da energia armazenada na bateria. Sendo assim, quando o assunto é a durabilidade da bateria, diversos itens ou costumes do motorista podem afetar sua longevidade.

Confira alguns desses aspectos que podem fazer a diferença na durabilidade da bateria:

  1. Deixar o nível da solução abaixo ou próximo das placas existentes dentro da bateria, pode desagregar massa, assim ocasionando em uma sobrecarga. O nível alto, porém, também pode indicar que foi completado incorretamente. Nesse caso a densidade fica baixa, abaixo de 1,250g/ml, o que leva a perder capacidade elétrica.
  2. Se os terminais estiverem sujos também, eles podem isolar o contato com os polos, não permitindo que a corrente elétrica suficiente passe para dar a partida no veículo. Da mesma forma que terminais soltos podem derreter os polos e também gerar faíscas, o que muitas vezes resulta em uma explosão da bateria.
  3. Caso o suporte esteja mal fixado, a bateria automotiva pode furar por ficar raspando. Isso pode causar um curto circuito, principalmente devido aos solavancos causados por estradas esburacadas.
  4. Um dos maiores costumes também é a utilização de equipamentos eletrônicos com veículo desligado. Como os componentes eletrônicos consomem a carga da bateria, usá-los sem dar a partida (que acionaria o alternador e carregaria a bateria), pode resultar em uma bateria arriada.
  5. Para lojas de baterias automotivas, dependendo de como o estoque é cuidado, ele pode descarregar a bateria. Conhecido como auto descarga no caso de uma bateria nova, ao deixar o estoque parado, você tem 90 dias até que a bateria comece a descarregar. No caso de uma bateria seminova, esse prazo é ainda menor, dependendo das condições em que se encontram.

Por esses e outros motivos, a durabilidade da bateria automotiva pode ser diferente independente do veículo na qual é aplicada. Apesar da quantidade de opcionais elétricos também afetar sua vida útil, a forma com a qual você cuida da bateria e do seu veículo fazem grande diferença.

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer dúvidas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *